Parabéns a Você - Happy Birthday to You - Good Morning to All




     A melodia de "Parabéns a Você" tem origem na canção "Good Morning to All" ("Bom dia a todos"), das irmãs e professoras norte-americanas do Kentucky, Mildred e Patricia Smith Hill, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. A melodia era acompanhada pela repetição do título quatro vezes. Isto ocorreu no ano de 1875
     As duas registraram a composição em 1893, até que em 1924 a composição foi publicada num livro de Robert Coleman, tendo conservado a melodia e alterado o verso para Happy Birthday to You" ("Feliz Aniversário a Você"), versão que rapidamente se popularizou. Em 1933 Jessica Hill, irmã das verdadeiras autoras, ingressou na justiça reivindicando os direitos autorais, saindo vitoriosa.
     A música chegou ao Brasil ainda cantada em inglês. Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". Dentre cerca de 5 mil participantes, a vencedora escolhida pelo júri composto por imortais da Academia Brasileira de Letras foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba . Bertha, até a morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu, como no excerto abaixo:


"Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida

Parabéns a você
nesta data querida
muita felicidade,
muitos anos de vida!"


QUEM FOI BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO?



   Bertha Celeste Homem de Mello nasceu em Pindamonhangaba (SP) em 21 de março de 1902.  Poetisa, farmacêutica e professora paulista, venceu, em 1941, um concurso na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, para a criação em português da canção norte-americana "Happy Birthday To You", comumente cantada nos aniversários. A famosa quadra ganhou não só pela beleza, como também pelo fato de ser uma das poucas que não repetia quatro vezes a mesma frase. Ao contrário do que é comumente cantado, a letra original é: “Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida”.  
   Quem canta – como muita gente faz – “Parabéns prá você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”, está cometendo três erros (gravíssimos, asseverava dona Bertha): na primeira linha, o certo é “Parabéns a você”. Na segunda, o correto é “nesta”, e não “nessa”. E, na terceira, “muita felicidade” é singular e não plural. Felicidade é um estado de espírito; felicidades, plural, não existe. O que existe é um maior ou menor grau de felicidade”. Faleceu em Jacarei em 16 de agosto de 1999.



Vídeos interessantes sobre o tema Parabéns a Você :)









Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parab%C3%A9ns_a_Voc%C3%AA
http://oglobo.globo.com/cultura/familia-briga-por-direitos-autorais-da-cancao-parabens-voce-3192830
http://www.oexplorador.com.br/site/ver.php?codigo=18938
http://www.sitedejacarei.com.br/rua-de-jacarei/1692/rua+bertha+celeste+homem+de+mello
http://www.homemdemello.com.br/homenagem.html
http://super.abril.com.br/cultura/bertha-celeste-441915.shtml
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimas postagens