Problema resolvido! Fotos que sumiram já voltaram


O que aconteceu?

   Muitas fotos sumiram do blog (4jun12) e em seu lugar apareceu a figura acima. 
   Foram tantas as fotos que nem sabia por onde começar (dois anos de postagem: set 2009 a ago 2011).
   A imagem de fundo do cabeçalho havia sumido e precisei repor. Aproveitei para deixar o sol um pouco mais livre e inserir dois astros já velhos conhecidos de todos nós.
  Antes ela era assim:




   Bem, quanto ao problema, fiz contato com o Google e contei com a força do pessoal que entende do assunto e sempre nos ajuda nessas horas,  no fórum:


"Minhas imagens sumiram do blog (um montão)".


Problema resolvido!

   Agora está tudo certo, mas de qualquer forma a experiência valeu, mesmo com todo o "perrengue" que passei.
   As fotos voltaram hoje (9jun12) e tudo voltou ao normal. 
  Descobri, com as dicas do pessoal de apoio do Google, que o motivo do problema foi eu ter eliminado meu e-mail e, por conseguinte, as fotos que estavam no Picasa desse e-mail.
  Assim, restaurei rapidamente o e-mail que eu havia deletado e tudo reapareceu.


O que aprendi e aconselho aos blogueiros? 


1) antes de abrir um blog fazer um e-mail só para o blog, pois as fotos do Picasa são atreladas a esse email. Para sempre! Mesmo que você depois transfira a administração e a posse do blog para outro e-mail, as fotos ficarão sempre penduradas no Picasa do email original que fez a postagem. 


2) seria uma boa idéia hospedar as fotos num site neutro de sua propriedade, tipo photobucket, que é gratuito, sem limite de armazenamento e te fornece os links de compartilhamento (o Picasa só te dá 1 Gb por email).


3) além de guardar os emails das postagens que o Blogger manda pra gente, deve-se fazer as fotos das postagens prontas simultaneamente, também (muito simples de se fazer isso). Se eu as tivesse agora seria bem mais fácil reconstruir cada postagem, pois apesar de eu ter todas as postagens guardadas em pastas identificadas no PC, já não sei que fotos selecionei e postei.  E guardar os emails enviados pelo Blogger não ajudam em nada para refazer as postagens, pois os links estão todos quebrados. Por exemplo, essa postagem eu guardaria também assim, como uma simples foto (congelada no tempo, mas me diz o que eu postei):



4) IMPORTANTE: jamais deletem, excluam, sumam com os emails que foram usados para upload das fotos das postagens. Se as fotos estão no Picasa, elas estão na conta desse e-mail que fez o upload. Se esse e-mail for excluído, as fotos vão juntas.


5) Blogs com vários colaboradores - as fotos vão ficar hospedadas nas contas dos emails dos vários colaboradores. Se um ou mais deles, ao longo do tempo, excluir seu e-mail, as fotos das postagens desse colaborador, se perde junto. Melhor criar um local único para hospedar as fotos do blog, usando login próprio do blog, senha independente, etc. e não uma conta de um ou mais colaboradores. Assim, o blog se mantém preservado.


Como tirar foto de área que precisa rolar a página


Quando a área a ser fotografada aparece na tela é fácil, mas e quando a área não aparece e parte dela só se vê rolando o navegador de internet para baixo? Pode-se usar um programinha (não achei nenhum bom) ou: 


 1) usem o navegador Chrome
 2) instalem a extensão "Awesome Screenshot": 



3) corra pro abraço! Moleza! Vai aparecer à direita da barra de endereços um ícone com essa bolinha aí. É só clicar nela que abre a opção:

 4) escolha "Selected Area" (área selecionada)
 5) a tela vai escurecer, o mouse vira uma cruz, daí você clica onde vai
     começar a seleção e arrasta até onde vai terminar (mexa nas bolinhas 
     localizadas nas bordas da seleção), aperte "Capture" (capturar) quando pronto.
 6) não se assuste: vai abrir uma nova guia para edição. Se não tem nada
    para editar, clique em "Done" (feito)
 7) escolha onde salvar no PC clicando em "Save" (salvar)
 8) salvou? Feche a guia.


  Até mais
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimas postagens